quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Comunicação integrada, comunicação para todos.

A expressão Comunicação Integrada vem ganhando destaque em discussões sobre o futuro da comunicação. O texto Onipresente, de Ricardo Cavallini com grifos e anotações de Eric Messa, expressa um conceito que postei ultimamente: a adaptação dos meios em relação à comunicação e não o inverso. Vou explicar. Tudo se inicia com aquela ideia tanto comentada (mas verdadeira) de que o consumidor atual está ligado em tudo, em diversos meios ao mesmo tempo. O foco tem que estar na pessoa, não no meio. Trata-se da escolha da mídia de acordo com a ideia da ação. Utilizando um conceito de água, como postei anteriormente, pode-se fazer uma analogia interessante. A água se adapta ao recipiente que se encontra certo? Então, a comunicação deve ser feita da mesma maneira, o meio deve ser adaptado à ideia da comunicação. Para que isso seja possível, criou-se o conceito de Comunicação Integrada. Esse tipo de comunicação integra (obviamente) diversos tipos de meios que se complementam. Na verdade as mensagens contidas nos meios se complementam. Vamos exemplificar. A série Lost tem diversos tipos de comunicação. A própria série na TV, sites na Internet, livros etc. A brilhante série The Office tem o próprio site da NBC como um centro de gadgets ligados aos personagens e à dinâmica do escritório. Através da página o fã pode acompanhar o tweets dos personagens e também dos atores além de acessar links de sites fictícios como o da própria Dunder Mifflin, ou Michael Scott Paper Company. Isso proporciona uma participação maior dos fãs da série na vida dos personagens e por conseqüência uma maior audiência pela TV, ou pela Internet. Essa maneira de integrar a história recebe o nome de Transmedia. Na verdade esse termo é um "upgrade" da comunicação integrada no qual a própria composição do plano de ideias e de mídia das ações já nasce com a integração. Na atualidade não dá mais para pensar em um plano de comunicação normal, afinal o consumidor já viu de tudo nos meios comuns, tem sede de novidade e procura, ele mesmo conteúdo (além de produzir, é claro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário