quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Água, vital em qualquer sentido

Semana da comunicação, faculdade bombando e palestras sobre o tema "Tudo ao mesmo tempo agora". Essa foi a 32ª Semana de Comunicação realizada na Faap. Uma das palestras que me chamou atenção (além das diversas mencionando o boom das redes sociais, internet etc) foi dada pelo sócio e diretor de criação da SantaClaraNitro, Murilo Lico juntamente com Plinio Okamoto, Diretor de Criação da Agência Rapp Brasil. Murilo Lico mostrou como é importante focar a concepção de uma campanha em torno de uma bom planejamento de criação e não se basear apenas no tipo de meio a ser utilizado. A publicidade vende estratégias e são elas que tomam a forma do que for necessário. A idéia foi introduzida com uma frase de Bruce Lee: "Be water my friend". Na verdade trata-se de uma analogia ao formato da água, que se adapta ao recipiente em que se encontra. A criação não deve ser feita ao redor dos modismos. Um dos assuntos foi justamente o boom das redes socias. Quando alguma ação faz sucesso outros tipos de campanha são criadas no mesmo formato. O problema é que as coisas não funcionam desse jeito, o que serve para uma campanha pode não servir para outra. Por exemplo, se uma ação como a da Tecnisa, que tem um relacionamento com os clientes via Twitter e blog deu certo, nem sempre isso ocorrerá com outras empresas seja do mesmo ou de outros ramos. O que vale então é evitar a repetição e tentar planejar campanhas primeiro, e dependendo do que for necessário executá-las da melhor maneira. Publicitários, adeptem-se à água, "be water my friends, be water."

Nenhum comentário:

Postar um comentário