segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Propagação na rede

As redes sociais estão "dominando" o meio da internet. Constantemente ouvimos falar sobre o assunto, porém ultimamente (finalmente) as empresas têm discutido essa nova forma de comunicar em seus departamentos de marketing e incluido ações em redes socias em seus planejamentos. O fator mais importante no assunto é a possibilidade de ouvir o consumidor sem mediações nem rodeios. As pesquisas tradicionais são eficientes, porém muitas vezes produzem respostas influenciadas. Na internet o usuário se sente à vontade para expressar sua opinião sincera e honesta em relação à uma marca ou produto. Com isso tornou-se possível ouvir o que realmente se passa na cabeça do consumidor. Ações como a de "Doritos - Que vuelvan los Lentos" na Argentina é um exemplo de interatividade e mobilização feita através de redes sociais. A campanha do Presidente Barack Obama é um outro exemplo de sucesso. Fizeram parte da campanha: Twitter com 120 mil seguidores, Facebook com mais de 2 milhões de membros,11 milhões de visualizações no YouTube, lançamento de aplicativos para Iphone e o uso de muitas outras ferramentas. Além disso a campanha evidenciou suas ações em relação ao Estado da Flórida, que tinha o menor número de eleitores em favor do candidato. "The great Schlep" é uma campanha que tinha como target os idosos judeus que tinham preconceito ou desconheciam as propostas do candidato. Os netos dessas pessoas foram mobilizados a conscientizar seus avós sobre Obama, suas propostas e campanha, além disso foi criado um site, e a mobilização dos netos foi feita através das diversas redes sociais. Em 2008 66% dos anunciantes utilizaram mídias sociais nos EUA. Parece que as redes sociais vieram para ficar e se todas as marcas aproveitassem o crescimento dessas ferramentas com certeza cresceriam junto com elas, divulgariam seus produtos, ouviriam seus consumidores e com certeza fariam sua imagem ser mais completa.

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