quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Os infiltrados

Mais uma vez a publicidade gera polêmica ao anunciar de maneira sutil. Twiteiros famosos com um grande número de seguidores estão colocando em seus twits conceitos de campanhas. A marca de biscoitos Club Social contratou 13 twiteiros conhecidos para inserir a palavra "inconfundível" pelo menos duas vezes por semana em seus tweets. Um outro exemplo foi a campanha do tenis L.i.f.t da Puma. Foram contratados 300 usuário do Twitter e blogueiros, para postarem um texto pronto em troca de camisetas e bonés da marca. A discussão não aborda a questão "fazer ou não publicidade em redes sociais" e sim se essa publicidade tem que ser assumida. O blogueiro Marcelo Tas por exemplo tem uma associação com a Telefonica e seu Twitter tem apoio da empresa de telefonia. Porém essa aliança não é feita de maneira "sutil", é uma parceria assumida que beneficia tanto o blogueiro quanto a empresa. A divulgação de uma marca tem que ser feita com certos critérios, pois se isso for feito de maneira equivocada pode provocar o efeito contrário, ou seja, prejudicar a imagem da marca. Pode parecer clichê porém a internet é uma ferramenta incrível, no entanto é preciso saber usá-la a seu favor. Por ser relativamente nova (principalmente em matéria de publicidade) ainda desperta dúvidas na maneira de ser utilizada, entretanto, se as redes sociais forem utilizadas de maneira pertinente, ocorrerá uma verdadeira revolução em possibilidades de anunciar.

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