quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Conversa

As empresas vem perdendo força no quesito poder. O poder está no consumidor. Já ouvimos muitas vezes esses conceitos. A internet possibilita a todos (mesmo) de opinar, e falar o que for necessário e o que não for, o que for importante e o que não for, enfim, todos podem conversar com outras pessoas, empresas, comunidades etc. Essa conversa tem dois emissores, ela não é mais apenas recebida, ela é recebida, emitida, respondida, na verdade ela tem milhões de emissores e milhões de receptores. No texto Blog, de Hugh Hewitt, o autor menciona como os Blogs têm este poder. O poder de possibilitar que todo mundo diga o que quiser dizer, inclusive quem faz parte do mundo corporativo. Ao vender alguma coisa, um blog pode servir de grande ajuda, ele divulga, gera conversas sobre seu conteúdo, ele torna tudo mais pessoal, com voz verdadeiramente humana. Este conceito pode ser bastante observado em um outro texto, O manifesto Cluetrain, faz uma analogia às 95 teses de Martinho Lutero. Trata-se de 95 teses que quebram totalmente a dinâmica do mercado corporativo e seu comportamento em relação aos consumidores. Este manifesto entrou na rede em 1999, e basicamente fala que quem tem o poder atualmente é o consumidor e que as empresas além de ouvir essas pessoas, têm que conversar com elas, de igual para igual, de maneira humana, sem gravações, roteiros nem formalidades. As pessoas estão se linkando, se concetando, enfim se expressando. A comunicação mudou completamente, as empresas tem que mudar também para acompanhar estas mudanças, afinal quem ficar para trás perderá o trem, definitivamente. Vai aí a dica, a "clue", conversando com o título do texto.

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