sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Estratégia online-restaurante Bacuri


O restaurante Bacuri é localizado na frente da FAAP, no bairro de Higienópolis, São Paulo. O ambiente bastante agradável reúne na hora do almoço alunos da faculdade e moradores do bairro que se sentam nas mesas do restaurante para bater papo e se deliciar com os enormes bowls de salada, sucos, sanduíches e tigelas de açaí.
O objetivo deste post é desenvolver uma estratégia de comunicação exclusiva para os meios digitais que faça uso das redes sociais. O principal tema abordado em todas as ferramentas será o estilo de vida saudável.
O que poderia ser feito:
•E-mail mkt
Informar os consumidores (clientes cadastrados no site e na loja) sobre promoções, descontos, novos produtos, etc.
•Hotsite
Gerar entretenimento trazendo jogos, gincanas e promoções com temas como natureza, surf e esportes ao ar livre para que o restaurante possa cada vez mais ser associado a esses temas e a uma vida saudável.
•Orkut
Comunidade para reunir todos os consumidores do Bacuri para que eles possam trocar opiniões, sugestões, etc. Além de ser uma forma de saber um pouco mais sobre os nossos clientes.
•Twitter
Informar os seguidores de informações sobre promoções, novos produtos no cardápio, e outras novidades do restaurante. Além disso, ele daria dicas de como ter uma vida mais saudável.
•Blip.fm
As músicas do restaurante poderiam ser transportadas para a ferramenta que faria uma central onde os clientes poderiam acessá-las. Seria preciso criar uma “identidade musical” com um estilo “praia” que tenha a ver com o restaurante.
•Flickr
Usaria a ferramenta para divulgar desde fotos tiradas dos clientes dentro do restaurante, até dos “bastidores” (todo o processo que ocorre até o prato chegar na mesa: descarregamento dos alimentos, cuidados com as frutas, cozinheiros preparando os pratos, garçons servindo, etc)
•Banner em portais
Ele poderia estar presente em portais de estabelecimentos próximos ao restaurante. Ex.: FAAP, Red Baloon, Shopping Higienópolis, STB, etc.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Toca aí DJ!

Sempre quis saber o que o logotipo do Blip.fm segnificava. É nada mais, nada menos do que um Twitter musical! Algumas coisas são diferentes, mas a rede social é voltada para amantes da música que gostam de dividir seu gosto musical. Os Blips como são chamados, a medida que são postados formam uma playlist que proporciona músicas a outras pessoas sem que elas tenham uma conta na rede. Ou seja todos que quiserem saber quais músicas você está ouvindo pode ter acesso a elas e a playlist pode ser enviada para amigos. Além disso, os blips podem ser votados por outros Dj´s. A rede é uma ótima idéia para quem quiser ouvir música enquanto está na internet sem ter que fazer download de absolutamente nada. E o melhor é que através dos diversos Dj´s da rede os usuários podem conhecer novos artistas, bandas e músicas. Quando uma conta é criada o usuário adiciona em seu perfil suas bandas favoritas e a rede cruza informações e as compara com outros usuários que tem o gosto parecido com o seu. A interface do Blip.fm é igual a do Twitter, com seguidores, blips (ao invés de Tweets) etc. A rede funciona também como ferramenta de busca por músicas e artistas. É só clicar no link dos blips e ouvir música. O Twitter e o Blip.fm podem ser conectados um ao outro fazendo com que as atualizações do twitter sejam também músicas do Blip.fm. Particularmente adorei a idéia pois a música sempre foi uma boa companhia quando se trata de ficar na frente do computador. Pensando na parte da comunicação é uma ótima maneira de integração e de adquirir conhecimentos musicais, além de ser uma potencial ferramenta publicitária. Se quando integrado ao twitter as atualizações podem ser ouvidas, ao invés de lidas isso proporcionará maior integração, interatividade e entretenimento no twitter e em outras redes socias que podem ser atreladas ao Blip. Os links podem funcionar como spots ou teasers. É uma idéia fácil, simples que pode gerar grande aceitação e o produto anunciado pode ser associado à música e por consequência ao divertimento, porque afinal, música é sinônimo de diversão.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Idéias simples

É impressionante como simples ideias podem mesmo mudar o mundo. Na China, um país que sofre por escassez de água, saquinhos para guarda-chuva servem como uma espécie de captação de água. A idéia foi da agência de publicidade, Grey, que criou a mídia para conscientizar as pessoas sobre a falta de água. Uma ideia simples, de mídia útil que ainda exerce uma função social pertinente com a situação regional. Se todas as ideias de comunicação fossem assim, talvez não houvesse tanto desperdício de papel fazendo flyers que ninguém lê, ou altos investimentos em campanhas mirabolantes que não são efetivas etc. Para saber mais sobre os saquinhos que captam a água que escorre do guarda-chuva acesse: http://comunicadores.info/

Informação na internet

As pessoas estão cada vez mais procurando outros meios para se informar além da televisão. A internet tomou o segundo lugar na procura por notícias e informações em blogs jornalísticos e sites de notícias. As redes sociais já representam 2,7% o que é um número considerável que passa a porcentagem dos sites oficiais de jornais. Os veículos de comunicação brasileiros não perderam a credibilidade. Essas descobertas são mais uma prova de que a internet é um meio muito promissor, que promete virar opção primeira para a obtenção de informações. As redes sociais, embora sejam feitas para integração e sociabilidade já perderam seu propósito primeiro. Elas já tomaram novas formas, passaram a servir outros propósitos como informar, divertir, entreter, servir de ferramenta para formação e expressão de opinião etc. O espaço da internet é com certeza algo a ser considerado como um meio prático, veloz, que consegue transmitir informações de forma rápida, precisa, imediata e de qualidade. São todas essas características que fazem os números crescerem cada vez mais.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A opinião dos outros conta sim!

Um pesquisa divulgou que 90% das pessoas pesquisa na internet sobre um produto ou serviço antes de adquiri-lo. Com um número relevante desses há de se considerar a relevância das redes sociais e de buscadores. A pesquisa ocorre na maioria das vezes não apenas em ferramentas de busca, mas também em redes sociais. Muitas vezes uma opinião de outro consumidor há uma relação maior de confiança e relevância. O site Expidia por exemplo, faz uma avaliação de hotéis por todo o mundo com ajuda dos próprios hóspedes que ficam nos hotéis e depois escrevem sua opinião sobre os serviços do estabelecimento, se vale ou não a pena se hospedar ali etc. É muito mais cofiável do que entrar no próprio site do hotel para ouvi-lo falar bem de si mesmo. O site faz a mesma coisa com vôos, aluguel de carros e tudo o que um viajante precisa em cada local do mundo, tudo é claro, visto pelos olhos de um outro viajante. O exemplo mosra a importância das redes sociais e sites de opinião na hora de formar a opinião dos outros sobre algo. As grandes empresas devem ficar de olho para não perderem a oportunidade de se corrigir caso algo esteja errado ou de analisar os resultados de seus produtos e serviços. Quem não liga para a opinião dos outros, que passe a ligar!

Imagem e propagação

Já imaginou um mundo de links falando de você? Agora imagine esses links com conteúdos negativos ou imagine "se procurar" e não se encontrar. Pior ainda? Então, é isso que a internet oferece à sua imagem. Falar de você (bem ou mal) ou nem mencionar você. Cada vez mais essa engenhoca brilhante que dá a oportunidade de você ler este texto, ou buscar outras informações avança na seleção e separação de informação para análise. Trata-se de uma espécie de peneira que seleciona as informações negativas e positivas sobre algo, o que está sendo falado sobre isso, como, onde etc. Diversos dispositivos são criados para que seja medido e analisado o nível de popularidade de alguma coisa ou de alguém. Não importa se são seguidores, links no Google, amigos ou fans, a sua popularidade agora depende dos outros para ocorrer. É na verdade um verdadeiro telefone sem fio, onde informações podem ser perdidas no meio do caminho, mal interpretadas, melhoradas ou até inventadas, porém o controle sobre o fluxo não existe. No texto Como anda a reputação de sua marca, de Eric Messa, o autor menciona a frase "o que é publicado na internet está registrado e passível de avaliação." Portanto, a internet é uma rede que possibilita o feedback, mas não o controle do que é falado sobre você. Se ainda não falaram, procure que falem e já de início tome o cuidado pra que seja bem falado.